A Esmerilhadeira de AMV é um equipamento usado para eliminação de defeitos superficiais dos trilhos e componentes dos Aparelhos de Mudança de Via (AMV), garantindo assim a operação segura e eficiente dos trens nas áreas onde ocorrem mudanças de via.
PREPARAÇÃO
OPERAÇÃO
Esmerilhadeira de Boleto
Este equipamento é utilizado após a soldagem de trilhos, com o objetivo de remover os excessos e rebarbas de material que se formam durante o processo de soldagem, deixando a região soldada lisa e sem saliências. É utilizado também na eliminação de defeitos superficiais em trilhos.
PREPARAÇÃO
OPERAÇÃO
Furadeira de Dormente
O equipamento realiza perfurações verticais nos dormentes de madeira para a fixação de tirefonds. Ele possui a capacidade de ajustar tanto a profundidade da perfuração quanto o diâmetro do furo, conforme a broca utilizada, adequando-se a diferentes tamanhos e tipos de tirefond.
PREPARAÇÃO
OPERAÇÃO
Furadeira de Trilho
A furadeira de trilho é um equipamento essencial para a construção, manutenção e reparo das vias férreas. Através dela, são realizados os furos para a realização de juntas e instalação de contratrilhos.
PREPARAÇÃO
OPERAÇÃO
Rebarbadora de Solda
Este equipamento realiza o corte do excesso de solda durante o processo de soldagem, antes que a solda endureça completamente, evitando que ela se torne difícil de ser cortada posteriormente. Esse procedimento de corte deixa menos material para ser ajustado durante o acabamento.
PREPARAÇÃO
OPERAÇÃO
Serra Policorte
Para cortar um trilho ferroviário, é necessária uma combinação de alta potência, precisão e velocidade, que é proporcionada pela policorte utilizada nas operações ferroviárias. O suporte se adapta ao trilho, permitindo o início do corte de maneira vertical ao longo do trilho com extrema precisão.
PREPARAÇÃO
OPERAÇÃO
Socatória a Combustão
A socatória a combustão é essencial para a realização da compactação da brita sob os dormentes, garantindo o nivelamento, qualidade e integridade da via férrea. Este equipamento é utilizado para compactar o lastro ferroviário durante a substituição de dormentes ou a correção de defeitos geométricos na linha, garantindo o nivelamento, qualidade e integridade da via férrea.
PREPARAÇÃO
OPERAÇÃO
Tensor Hidráulico
O tensor hidráulico é um equipamento usado na construção e manutenção de ferrovias para realizar o tensionamento mecânico dos trilhos, nas situações em que o trilho não alcança a dilatação necessária para a realização do alívio de tensões térmicas. O alívio de tensões tem o objetivo de reduzir fraturas e flambagens em trilhos.
APRESENTAÇÃO
OPERAÇÃO
Tirefonadeira
Para fixar o tirefond no dormente de madeira, é essencial contar com este equipamento, responsável por rosquear o tirefond no furo previamente perfurado no dormente. A máquina deve ser suficientemente potente para garantir uma fixação precisa, evitando que o tirefond fique frouxo ou solto.
PREPARAÇÃO
OPERAÇÃO
Conjunto Jackson
Este equipamento é utilizado para compactar o lastro ferroviário durante a substituição de dormentes ou durante a correção de defeitos geométricos na via férrea. O conjunto é composto por um gerador elétrico que fornece energia para as socatórias que realizam a compactação do lastro.